Redações de alto nível - XIV Feira Pan-Amazônica do livro


Na sexta-feira aconteceu na sala Machado de Assis a final do concurso de redações promovido pela Secretaria de Estado de Cultura. Três alunos do ensino médio e três do ensino fundamental apresentaram suas redações ao público presente e a uma banca examinadora formada pelas professoras Gleyce Anne corrêa, Janete da Silva Borges e Maraneila Santos Cavalcante.
Os estudantes Bruno Lohan, da 8° série da escola Poranga Jucá, seguido pelo Thiago Felipe de Sousa da escola General Gurjão, e a estudante Karina Ribeiro Viana, da 8° série da escola Frei Daniel, fizeram u
ma pequena apresentação e depois leram suas redações finalistas com o tema 'A importância da leitura para o exercício da cidadania'. Na segunda parte foi a vez dos alunos do Ensino Médio apresentarem suas redações com o tema 'O africanismo no livro batuque de Bruno de Menezes'.
Nesta segunda parte, quem começou foi a aluna Jamile Caroline Andrade, do 3° ano da escola Professor Jorge Lopes Matoso, que destacou: “Bruno de Menezes traduzia a sensualidade da Mulata”. Depois foi a vez de Luiz Henrique estudante do 2º ano da escola Professor Antônio Gomes Moreira Jr, para ele Bruno de Menezes “não teve o conhecimento nacional digno”. Por último, Talita Oliveira de Nazaré, do 2º ano da escola Raimundo Martins Viana, ao se apresentar falou: “Eu escrevi o que senti quando li ‘O batuque’”.
Após as apresentações das redações, os alunos das escolas Castelo Branca e Almirante Renato Moreira Júnior fizeram um show musical. As crianças interpretaram a música ‘Minha terra’, de Waldemar Henrique, ‘Anel mágico’ e ‘Aquarela’. Depois houve um solo de clarinete de Jhonny Lobato, aluno do colégio Antônio Gomes Moreira Jr, que interpretou uma composição própria baseada no poema ‘Breve tempo’, de Alonso Rocha.
Depois de alguns momentos de suspense, o diretor de Cultura da Secult Carlos Henrique Gonçalves, e Maria José Cavalcante, assessora de gabinete da secretaria estadual de educação subiram ao palco para premiar os estudantes. As redações escolhidas passaram por um processo de análise por três etapas antes de chegarem à final. A seis redações finalistas foram avaliadas quanto ao conteúdo, coerência e linguagem.
Em terceiro lugar ficaram Karina do ensino fundamental e Jamile do ensino médio, com 32 e 15 pontos respectivamente. Ambas foram presenteadas com uma bicicleta. Em segundo lugar ficaram Thiago Felipe, com 33 pontos, e do ensino médio Talita, com 27 pontos, ambos presenteados com notebooks.
Por fim os vencedores foram Bruno Lohan nascimento com 35 pontos e Luiz Henrique com 48 pontos, fazendo dobradinha da USE1, que venceu a gincana literária no dia anterior. Os estudantes
também levaram de presente um notebook.
Texto: Gabriel Abreu/Unama
Edição: Esperança Bessa

Assessoria de imprensa da Feira Pan-Amazônica do Livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consciência ambiental